Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
01 de Outubro de 2013

"A cultura assusta muito. É uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo de escravos.” António Lobo Antunes

Plock plock!... Splash splash!... Escutas? Plock plock!... Splash splash!... Bolhas de sabão que refrescam o ar de misteriosos sons que aí hão-de vir… E tu como que admirado, soltas um largo sorrir. Pasmado, arremessado como cavaleiro medieval, és agora cativo dessa encantadora bolha gigante que envolve, te abraça e conduz ao longo dos tempos. Agora és o astronauta que viaja, e zás! Estrelas coloridas, um riacho celestial azulão te invade e levanta aos astros da audição… Descontrai-te; respira fundo; e começa por imaginar a paisagem verdejante, o céu cristalino, as estrelas cintilantes, e de repente estás acompanhado de almofadinhas nuvem que te embalam. Abre os olhos levemente, e então, desfruta do prazer da leitura de um pequeno pergaminho dos primórdios musicais até aos finais do século XX.

GRANDES MÚSICAS… GRANDES ÉPOCAS!...

Pode dividir-se a História da Música em períodos distintos, cada qual identificado com um estilo que lhe é peculiar. É claro que um género musical não surge da noite para o dia, é um processo lento e gradual relacionado com a evolução social e com as mudanças de mentalidade que definem cada época, cada geração. Por isso mesmo, é difícil determinar rigorosamente a data em que inicia ou termina cada período da História da Música.

Apresenta-se aqui uma forma de dividir a História da Música Ocidental em períodos distintos:

 Pré-História (até ao nasc. de Cristo)

 Música da Antiguidade (desde o nasc. de Cristo até 400)

 Música Medieval (400-1450)

 Música Renascentista (1450-1600)

 Música Barroca (1600-1750)

 Música Clássica (1750-1810)

 Romantismo (1810-1910)

 Música do Século XX – 1ª e 2ª metades (desde 1900)

Hum… Curioso (a)?...

São estas as tuas, minhas e de toda a Humanidade as galerias do tempo musical. Pequenos grandes museus, que pela batuta mágica da audição e leitura, irás conhecer, identificar e apreciar tão belas pinceladas musicais ao longo da História da Música.

Por isso!... Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!
publicado por Musikes às 10:08 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
blogs SAPO