Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
03 de Outubro de 2013

"Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores que o silêncio." Provérbio Indu

Na procura de formas de comunicar, tal como na busca de bom clima e alimentos, o Homem Primitivo aprendeu a prescutar os sons da Natureza. Como que desbravando as paisagens agrestes do Planeta, espreita sem que te vejam, este Universo desconhecido repleto de sons e ritos.

GRANDES MÚSICAS… GRANDES ÉPOCAS!...

A PRÉ-HISTÓRIA  (até ao nasc. de Cristo)

Podemos imaginar que o homem primitivo comunicou, desde muito cedo, usando sinais sonoros. Muito antes do aparecimento dos primeiros instrumentos, já o homem fazia a sua música, imitando os sons da Natureza: com gritos, sons corporais, batendo com paus, ramos, pedras, conchas…

Music of the Eskimos - Girl's Gam http://videos.sapo.pt/fzECP081nSgQkRh3tfPz

Foi quando o homem começou a produzir sons intencionalmente que se iniciou a longa caminhada à qual chamamos História da Música.

Music from Malaya - Alus (Spirit http://videos.sapo.pt/FVZf4Gz8gZoZkfUDLe4M

Há vestígios - nas pinturas das cavernas - de que o homem utilizava a música nas cerimónias rituais: encorajamento para a caça, evocação das forças da natureza, cultos dos mortos... Primeiro usaria somente a voz e outros sons do corpo; mas, ao longo do tempo, foi construindo instrumentos e com eles acompanhou essas músicas e danças, para as tornar mais ricas e assim agradar mais aos seus deuses.

Ainu Music of North Japan - Hero http://videos.sapo.pt/7lkEQkZ5cym32MnYB0vc

Ainu Music of North Japan - Hero http://videos.sapo.pt/zZZ87BKVL3zK0cYKcAvb

“…os “Anciãos” das tribos pediam muito a ajuda divina a partir da música, com cânticos próprios, e com preces muito próprias. Cada tribo tinha a sua maneira de “cantar” aos seus Deuses. Esses cantares eram com funções de ajuda para que tivessem boas colheitas ou simplesmente que chovesse, mas as mais importantes residiam no facto de se tentar possuir os animais e a sua alma, já que o ser humano sempre tentou entender e parecer-se com um “animal”. Esta música e estes “cânticos” deveriam trazer boa-sorte e vitoria nos confrontos entre tribos rivais, já que esse era uns dos principais objectivos da música.” (http://historia_da_musica.blogs.sapo.pt)

Pygmies of the Ituri Forest - Ele http://videos.sapo.pt/UmZoZLNJtKJtBRk0SCgT

Music of Panama - Flute Music http://videos.sapo.pt/MHOeU2VMj4nPw6F3f5Md

Music of Malagasy - Medley_ Drumm http://videos.sapo.pt/ctU9hnJQUwGRzQaFarmI

Murut Music of North Borneo – Tim http://videos.sapo.pt/h5kMsOVTuzjhpTb0ervr

E esta, hem?... Por isso!... Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!
publicado por Musikes às 10:11 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
blogs SAPO