Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
07 de Outubro de 2013

"Não pode haver ligação de almas onde não exista identidade de ideias, de crenças e de costumes." Eça de Queirós

Ao longo da evolução da Humanidade, os primeiros passos musicais e culturais foram-se estruturando, e naturalmente, foram adquirindo maior complexidade e riqueza de património nas várias vertentes da arte. Vem à descoberta desses primeiros sons organizados, e ousa despertar a tua curiosidade musical. E como que num suspiro através dos tempos, deixo-te aqui alguns dos mais raros registos musicais da Antiguidade Grega.

GRANDES MÚSICAS… GRANDES ÉPOCAS!...

MÚSICA da ANTIGUIDADE  (desde o nasc. de Cristo até 400)

“Para onde uns a música poder ser definida como uma simples definição para outros é mais um meio complexo e nunca se consegui definir…”; ”…Por um lado, temos a definição de Luís Rodrigues; «Não se tem definido suficientemente a música e poderíamos dizer que é impossível dar uma definição exacta de uma arte que começa onde a palavra acaba. Música é a arte onde a palavra que emprega como material o som produzido pela voz humana ou por instrumentos ou, de outra forma, é a arte de combinar os sons e de lhes regular a duração, tendo como elemento material o som e como elemento formal as várias combinações que se introduzam»… Por outro, a definição de Aeón Mames; «O conceito de Música vem da palavra grega Musiké que vem de musa, ao qual a antiguidade grega entendia ao princípio por artes das musas, poesia, música e dança (…)… A única coisa que sabemos é que música é parte do nosso dia-a-dia e como tal encaramo-la de várias formas e de vários sentidos…”; “…podemos concluir que não há uma definição exacta para o que é ou como foi inventada a música. Chegamos assim à conclusão que a música serviu, na origem, como forma de encarar a vida das pessoas através de rituais compostos por sons. A música estava muito associada à espiritualidade e, passou a criar-se conforme o estado de espírito, conforme o momento que se vivia.” (http://historia_da_musica.blogs.sapo.pt)

Terencio. Hecyra 861 http://videos.sapo.pt/MqG1DPP1ZEvLYgSDfzsz

Homero Hymnus 1 http://videos.sapo.pt/QbFTNgOBdKv9uKMFGinP

E há mais a descobrir! Por isso!... Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!
publicado por Musikes às 10:19 link do post
A música é para muitos um alimento para a alma.É por isso que de uma forma totalmente inesperada nos surgem expressões como: "esta música é divina, este coro parece um coro de anjos...ela cantava como um rouxinol..."
Tudo isto tem a ver com o estado de espírito que esta arte provoca em nós.
A música tem a capacidade de nos transportar à meditação, ao conhecimento de muitas sensibilidades e mesmo de nos fazer viajar pelo tempo e pelo espaço...Viva a Música!
izilda ribeiro a 8 de Outubro de 2013 às 14:35
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Identifico-me totalmente com o argumento deste pos...
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
blogs SAPO