Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
13 de Janeiro de 2020

Grandes Músicas… Grandes Épocas!...

 

O 88.º aniversário do Teatro Rivoli está a chegar e com ele um fim de semana de programação intensa e gratuita dirigida a todas as idades. Dias 16, 18 e 19 de janeiro há espetáculos, instalações e concertos para descobrir no mais antigo polo do Teatro Municipal do Porto.

 

 





A celebração vai concentrar em 48 horas um pouco daquilo que o Teatro Municipal do Porto -Rivoli e Campo Alegre oferece ao longo de todo o ano: uma programação pluridisciplinar que toca os mais variados públicos e que navega entre propostas artísticas mais tradicionais e outras mais contemporâneas.

 

Antes, dia 16 (quinta-feira), está marcada uma sessão especial das Quintas de Leitura, às 22 horas, com caráter solidário. Valter Hugo Mãe, Pedro Lamares, Teresa Coutinho, Isaque Ferreira e Samuel Úria são alguns dos nomes que vão subir ao palco do Grande Auditório Manoel de Oliveira, naquele que será o prelúdio de uma festa de aniversário - redonda nos números mas enigmática nas surpresas - meticulosamente preparada para provocar no público uma miríade de emoções, à semelhança dos anos anteriores.

 

Conheça ao detalhe a programação da festa do 88.º aniversário do Teatro Rivoli AQUI.


 

 


Segue o Musikes em…





publicado por Musikes às 08:06 link do post
10 de Janeiro de 2020

Grandes Músicas… Grandes Épocas!...
 
Um instrumentista de Miranda do Douro aproveita antigas embalagens em lata, bem conservadas, para fazer guitarras elétricas e acústicas com uma sonoridade “única”, que depois utiliza nos concertos do grupo de música folk Galandum Galundaina.
 
 

“A ideia de construir o ‘guitarro’ vem da mestria do senhor Francisco dos Reis Domingos, que há cerca de 70 anos construiu umas guitarras a partir de antigas latas do café e outras que encontrava, às quais juntava braços feitos de pau ou aproveitava os de velhas guitarras. Daí ter começado a procurar estes materiais para introduzir nas músicas do grupo Galandum Galundaina uma sonoridade mais harmónica, que vem deste género de instrumento e que fui estudando”, explicou à Lusa Paulo Meirinhos.

 

O “guitarro”, como assim é designado o instrumento musical, é composto por uma lata estilo ‘vintage’ que no passado serviu para transportar lubrificantes ou produtos alimentares, à qual se lhe acrescenta um braço com escala musical feito numa fábrica em Braga, e diversos componentes elétricos e eletrónicos, e que em conjunto emanam um som “único e característico”.

 

“Este é um instrumento, tido como tradicional nas Terras de Miranda, já acompanhava cantares e outras modas, oriundas deste rincão transmontano”, frisou o músico.

 
Saiba mais!
 
 
Segue o Musikes em…
Facebook  Twitter  Padlet
publicado por Musikes às 15:16 link do post
08 de Janeiro de 2020

Grandes Músicas… Grandes Épocas!...

 

O Porto PianoFest organiza a partir de hoje (06/Jan), com a Universidade do Porto, uma semana de celebração dos 250 anos do nascimento de Ludwig Van Beethoven (1770-1827).
 

 

De entrada livre, o programa vai transportar o ambiente das grandes salas de concerto da Viena de finais do século XVIII e início do XIX para o Auditório da Casa Comum (Reitoria da U.Porto), onde haverá concertos, debates e outros eventos dedicados ao célebre compositor alemão, como recitais de piano e música de câmara, entre hoje (segunda-feira) e a próxima quinta-feira.

 

 

Sempre com início às 18,30 horas, este conjunto de iniciativas tem curadoria do pianista Nuno Marques, diretor artístico do Porto PianoFest, que é também o protagonista do recital de piano(…)

 

 

Na quarta-feira, dia 8, um grupo de alunos do Conservatório de Música do Porto e do Curso de Música Silva Monteiro subirá ao "palco" da Casa Comum para interpretar o concerto "O jovem Beethoven por jovens pianistas".

 

 

O encerramento deste ciclo, no dia 9, será feito com a apresentação de obras de música de câmara, trios com piano e quartetos de corda por músicos da ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.


 

 



 

Segue o Musikes em…



publicado por Musikes às 12:40 link do post
subscrever feeds
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
blogs SAPO