Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
30 de Maio de 2019

Música da Casa

 

A música escrita nos nossos dias por compositores portugueses ganha relevo em Junho, com quatro concertos de tipologia distinta que incluem diversas estreias mundiais. É a Casa da Música a tomar o pulso ao Estado da Nação, apresentando obras para clarinete solo, quarteto de cordas, big band e orquestra sinfónica. Entre outras propostas que preenchem a programação deste mês, destaca-se uma noite sinfónica de sabor polaco, uma sinfonia concertante de Bernstein com o pianista Roman Rabinovich, um mergulho na vida doméstica de Richard Strauss em forma de sinfonia e um Concerto para violino que assinala o regresso da solista Leticia Moreno, agora ao lado da Orquestra Gulbenkian. O timbre sedutor do violoncelo aparece em mais uma edição do Prémio Suggia, que dá a conhecer jovens promessas do instrumento vindas de escolas artísticas europeias. O Verão está a chegar e os concertos metropolitanos vão marcar a estação, começando já com a Sinfónica na Arrábida, munida de êxitos do repertório sinfónico sob influência do jazz e da música popular. E há ainda a grande noite de São João, celebrada com um concerto de entrada livre da Banda Sinfónica Portuguesa.


MUSIKES!


Agenda Junho 2019
 
Aqui alguns destaques...
 

O ESTADO DA NAÇÃO
04-12 JUN

 

O ciclo Estado da Nação investe não só nas estreias, mas também na reinterpretação da música contemporânea, promovendo uma mostra de compositores portugueses actuais de grande prestígio. Inicia-se pela primeira vez com um recital a solo, pelo clarinetistaFrederic Cardoso, em que todas as obras apresentadas são estreias mundiais e cruzam a sonoridade do instrumento com a electrónica. As estreias estão presentes também nos concertos da Orquestra Sinfónica e da Orquestra Jazz de Matosinhos, enquanto o Quarteto de Cordas de Matosinhos apresenta três quartetos que marcam a produção portuguesa contemporânea para este formato.

Saber mais
 
 

22 JUN SÁB · 22:00 ARRÁBIDASHOPPING, GAIA
ARRÁBIDA SINFÓNICA
ORQUESTRA SINFÓNICA DO PORTO CASA DA MÚSICA
Entrada livre
Saber mais
 
 

SUGGIA
29 JUN-06 JUL

 

O extraordinário legado da violoncelista portuense Guilhermina Suggia tem sido a inspiração para um ciclo especial que dá a conhecer a música deste instrumento luxuriante. Com frequência bienal, o Prémio Suggia é uma oportunidade para assistir a um conjunto de recitais de grande nível e de concertos com orquestra por jovens promessas chegadas ao Porto de várias escolas artísticas europeias. Pelo meio, o grande violoncelista Marc Coppey apresenta-se num recital ao fim da tarde que ficará na memória. O encerramento desta homenagem a uma figura ímpar da música portuguesa é feito pelos mais novos, na sempre concorrida Maratona de Violoncelistas.

Saber mais
 
 
Segue o Musikes em…
publicado por Musikes às 11:40 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Identifico-me totalmente com o argumento deste pos...
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
blogs SAPO