Morreu o músico brasileiro João Gilberto, um dos pais da bossa nova e o homem que lhe deu a batida de violão. Tinha 88 anos. Caetano Veloso lembra-o como "o maior artista do mundo".
MUSIKES!
Morreu o cantor e compositor brasileiro João Gilberto, confirmou o filho, João Marcelo Gilberto, nas redes sociais. Tinha 88 anos. Era considerado um dos pais da bossa nova graças a álbuns como Chega de saudade (1959), O amor, o sorriso e a flor (1960) e João Gilberto, de 1961. Em 2015, a Rolling Stone Brasil considerou-o o segundo melhor músico de todos os tempos — ultrapassado apenas por Tom Jobim.
Foi essencial na criação da bossa nova graças à forma de tocar violão, que juntava a harmonia e o ritmo de uma forma que na altura surgiu como uma revolução. Com a sua voz grave mas leve, por vezes de forma quase sussurrada, Gilberto criou um estilo interpretativo que juntava as referências ao samba-canção a outras tradições brasileiras e ao jazz. Nem sempre com o tempo com preocupação, a bossa nova (que significa algo como “nova moda”) foi rapidamente apropriada por uam geração de músicos que transformaram o género numa das maiores exportações brasileiras — e que acabou por contaminar muitos outros géneros, parte fundamental também do rótulo que surgiria como MPB, ou música popular brasileira