Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
09 de Abril de 2014

"Para ser grande, sê inteiro: Nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive." Fernando Pessoa

GRANDES MÚSICAS… GRANDES ÉPOCAS!...

MÚSICA BARROCA (1600-1750)

“Trata-se de uma das épocas musicais de maior extensão, fecunda, revolucionária e importante da música ocidental, e provavelmente também a mais influente. As características mais importantes são o uso do baixo contínuo, do contraponto, o violino e da harmonia tonal, em oposição aos modos gregorianos. Na realidade, trata-se do aproveitamento de apenas dois modos: o modo jónio (modo “maior”) e o modo eólio (modo “menor”). A música barroca é geralmente exuberante: ritmos enérgicos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves. A maioria das novas tendências teve origem em Itália e os seus músicos dominaram em todos os campos. No entanto, no final do período, emergiram novos estilos nacionais distintos. O período foi de enorme criatividade desde Shakespeare e Cervantes na literatura, a Newton e Galileu, nas ciências. Durante o período Barroco, os compositores desenvolveram novas técnicas instrumentais, bem como novos instrumentos, como o órgão, e o cravo. H4mRwFE8OeCsh1vLz4Un Órgão O período barroco assistiu ao nascimento da Ópera, ao crescimento das orquestras e ao florescimento da música instrumental. A Ópera surgiu em meados de 1590, cortando com a tradição, ou seja a maneira de compor e os próprios sons utilizados, eram completamente distintos dos que se utilizavam na era Medieval, nomeadamente com os Trovadores e com a Polifonia. «Em vez de várias vozes, o novo estilo colocava uma voz solista, ou um instrumento, por cima de um simples acompanhamento que consistia numa linha de baixo a que se sobrepunham acordes» (1). Tal como outros movimentos musicais (Canto Gregoriano, Trovadores) inovaram, a Ópera não foi excepção. Até à época Barroca, a música era apenas ouvida por reis ou príncipes, que nos seus castelos ou palácios ouviam bandas que tocavam apenas para eles em sessões privadas. A Ópera surgiu como uma ruptura neste aspecto, pois com este movimento a música passou a ser ‘para as massas’. Foi durante este período que se criou o concerto, onde o compositor ou a banda tocavam para uma plateia em locais próprios, normalmente fechados. A música, nomeadamente a Ópera, era agora para quem quisesse ouvi-la e tivesse possibilidade de assistir aos concertos dos artistas. A primeira ópera surgiu pela mão de Giulio Caccini, Jacopo Peri e ao poeta Ottavio Rinucini sobre o mito de Orfeu. A Igreja proibiu os enredos ‘imorais’ de certas óperas e proibiu a sua representação durante o Advento e a Quaresma. ASPlR9Epu0MmBLAL5jEH Concerto de Ópera. Ngs414zNmnhjOLHofJPv Pianoforte (…) Pode considerar-se Johann Sebastian Bach, o ‘pai’ da música Barroca, nascido em Turíngia, na Alemanha em 1685, J.S.Bach que viria a morrer em 1750, é nome mais sonante da música no período Barroco, já que foi um organista e compositor extraordinário. «O seu papel na história da música, representa a síntese de um trabalho de séculos que ele levou à maior perfeição e à máxima expressão. A sua vasta obra, quer instrumental quer vocal, é de tal categoria e reveste um cunho de tal forma individual que, nunca, no seu género, foi ultrapassada.» (2) Tal como muitos artistas, J.S.Bach não foi famoso na altura em que viveu. Muitas das suas obras reflectem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional profunda e, sobretudo, um grande conhecimento técnico. O mais impressionante de J.S.Bach, era a capacidade de criar, compor e inovar. Quando falamos no período Barroco, decidimos falar no caso de Bach por ter sido uma figura marcante, se não a mais importante neste período, já que conseguiu através da evolução dos instrumentos e da noção de espectáculo, criar um estilo próprio, ou seja, as suas composições na altura foram de uma qualidade e inovação muito elevadas. O órgão e o violino, eram os instrumentos de referência de Bach, «Pertencia já a uma numerosa família de músicos e foi de uma fecundidade extraordinária que abrange todos os géneros, desde as cantatas e missas até peças para violino…» (3) que na hora de compor, e com eles, construiu excelentes melodias paralisando plateias. Vários artistas inspiraram-se em Bach e aproveitaram o que de bom este deixou na música para assim continuarem aquilo que este tinha começado. Sem dúvida que o período Barroco, foi marcante por uma mudança nos costumes musicais. HDZiUNZqzMZevGSEucaA J. S. Bach (…) Sem dúvida que o período Barroco ficou marcado por um corte com a tradição, ou seja, com este período que sucedeu a era Medieval, a música ganhou uma nova importância e passou a ser consumida por todos. Os grandes espectáculos de Ópera estavam à disposição de todos para serem vistos, as pessoas procuravam nestes concertos uma forma de diversão e distracção, ao mesmo tempo que os mais intelectuais assistiam em primeira fila aos espectáculos produzidos e às inovações dos artistas. Com isto o palco e a noção de espectáculo ao vivo, em que a presença de um público é determinante é uma criação do Barroco, e neste campo destaca-se a figura de J.S.Bach no que diz respeito ao espectáculo e o que este conseguiu inovar. «O modo como Bach trabalhou a música Barroca foi decisivo para que a História da Música erudita ocidental o reconheça como o mais importante representante deste movimento.» (http://historia_da_musica.logs.sapo.pt)

E agora escutemos o tão prometido Lado B das nossas audições. Presta atenção. 

A 1ª Ópera

Monteverdi_ L'Orfeo – Toccata http://videos.sapo.pt/p1B1iPKbknCArlrSDOrM

Monteverdi_ L'Orfeo - Prologo_ Dal Mio Perme http://videos.sapo.pt/K5AfVbBRkmLCYggVW1OL

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ In Questo Liet http://videos.sapo.pt/io4naD1RGC7J2f7tYW8t

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Vieni Imeneo http://videos.sapo.pt/OADvskDNankWo2PhfzeI

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Muse, Honor di http://videos.sapo.pt/oLk3ydRaTkeyKUnfHge3

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Lasciate i Mon http://videos.sapo.pt/qISAnUhpYa4oM4c4Z5OT

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Rosa del Ciel http://videos.sapo.pt/KI0ZIZajzFpwmA3zYrme

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Io Non Dirò Qu http://videos.sapo.pt/g49Nv9PvFPy1arsQm1OF

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Lasciate i Mon http://videos.sapo.pt/UarVPobo76qLy2fOqhqK

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto I_ Vieni Imeneo http://videos.sapo.pt/ih9mgVmqTmn7OPE9TjSu

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Ecco Pur Ch'a http://videos.sapo.pt/daN0gRHAgZTIe0AkeuFA

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Ahi Caso Acer http://videos.sapo.pt/AD5SHSzT1DJCbZMgEcr5

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ In un Fiorito http://videos.sapo.pt/rsR3rkVuwKayMw9B6TJl

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Tu Se' Morta http://videos.sapo.pt/LUyaRya0CJ4Gzmvz2zaQ

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Ahi Caso Acer http://videos.sapo.pt/Nl19Ot9VRPhGg69hr9Zz

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Ma Io, Ch'in http://videos.sapo.pt/t4Zsb8mJetJhDKaIeTVz

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Chi Ne Consol http://videos.sapo.pt/CUvfzGSNCznBraIMUywI

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto II_ Ritornello http://videos.sapo.pt/K8My33bNjTQZVcqUccOE

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/bwNrvf6SZEdSJEYOKChC

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Scorto da Te http://videos.sapo.pt/nsiswIoOZsZ3w7PcLPSq

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Ecco l'atra http://videos.sapo.pt/qR6pZ7cP6QB0HaV89wJl

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ O Tu, Ch'inn http://videos.sapo.pt/DdTYDFrlzMleHaiURr1n

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/R6r0uZG8G6rDzikTGzUY

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Possente Spi http://videos.sapo.pt/n5mdedzF7rGvf1fvuTr4

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Sol Tu, Nobi http://videos.sapo.pt/Z8C5eBtURv67ZJBQeRUY

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Ben Mi Lusin http://videos.sapo.pt/igE7oQkjH4U9MBMbbFLC

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/P80ZnQZTwITbdYJppdl9

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Ei Dorme, e http://videos.sapo.pt/0bsi8eWfGmnchzcbbdFz

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/OvAZHjvMhcmYzqRjNabQ

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto III_ Nulla Impres http://videos.sapo.pt/RTyEeSPjDMbP4AVZlDAH

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Signor, Quell http://videos.sapo.pt/iaGBClHwd9Z5Y1KDCOhc

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Benché Severo http://videos.sapo.pt/2KquHv2A8iMbwjqgf4Kv

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Pietade Oggi http://videos.sapo.pt/lAnrYzH9iGnp348Jgtru

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Qual Onor di http://videos.sapo.pt/nj38ghwHa3TIyuOZZ0Nl

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Ahi, Vista Tr http://videos.sapo.pt/ubSvLnU1ePaiZNVFBG9G

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Dove Te n'vai http://videos.sapo.pt/YzqANzhUzPQui2unFQ50

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/BwTcP8N3Oe9p4bKzsHYg

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto IV_ È la Virtute http://videos.sapo.pt/8KvpFoEDTTcNuC8ufdhr Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Questi i Campi http://videos.sapo.pt/m94CFgCbtqqP1nlHgAaJ

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Sinfonia http://videos.sapo.pt/97W2C2rqtWF0D3562dqE

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Perch'a lo Sde http://videos.sapo.pt/zLBPncmkqnMZ5Mo33nZ2

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Saliam Cantand http://videos.sapo.pt/tZLGZoVTKj8eKTPwwmlf

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Vanne Orfeo Fe http://videos.sapo.pt/ytn2rmiYzN71zBDAmBZ7

Monteverdi_ L'Orfeo - Atto V_ Moresca http://videos.sapo.pt/GEL2N40pNC8fj9o3QjEp

****

12 sonatas de SCARLATTI , Roberto de Regina (cravo) - PARTE 3 - http://youtu.be/o6MDGGQz-74

A. Scarlatti: 7 Concerti di flauto, violini, violetta e bassi (Naples, 1725) / Camerata... - http://youtu.be/LTXCIX5CZfA

Georg Philipp Telemann (1681-1767) - Tafelmusik - Production 1 - http://youtu.be/N3DeZzwpNHQ

Arcangelo Corelli Concerti grossi Op6 Nos 8-12 Sinfonia Sonata a Quatro - http://youtu.be/QvbKi0w_xPM

“Por isso!... Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!”
publicado por Musikes às 11:01 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
blogs SAPO