Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
21 de Abril de 2015

"O homem prudente não diz tudo quanto pensa, mas pensa tudo quanto diz." Aristóteles

GRANDES MÚSICAS... GRANDES ÉPOCAS!...

MÚSICA CLÁSSICA (1750-1810)

Antes de prosseguirmos a nossa descoberta, é de bom tom fazermos aqui uma pequena pausa. Uma espécie de piquenique no bosque musical. Daremos um saltinho ao fabuloso mundo desse maravilhoso instrumento que revolucionou toda a música e sua composição - O PIANO.

"História do piano acústico" http://videos.sapo.pt/lzn1RFJFJDL01nWtRpug

"O piano foi inventado por Bartolomeo Cristofori em Florença, Itália. A data da construção do seu primeiro piano não está bem definida, mas segundo uma pesquisa feita pelos empregados da Cristofori's, a família Medici, um dos primeiros pianos foi feito por volta do ano 1700. Cristofori construiu apenas cerca de vinte pianos antes de falecer em 1731; os três que ainda sobrevivem datam de 1720s. Assim como outras invenções, o piano foi baseado em invenções anteriores. Em particular, beneficiou de séculos de trabalho no cembalo, que mostrou a melhor maneira de construir o corpo, a placa sonora, a ponte e o teclado. Crosofori foi ele mesmo um construtor de cembalos e tinhas bons conhecimentos nesta área. O grande sucesso de Crosofori, foi conseguir resolver, sem nenhum precedente conhecido, o problema mecânico fundamental do design do piano: os martelos devem bater nas cordas mas não devem continuar a tocá-las um vez que bateram (o que abafaria o som). Porém, os martelos devem voltar para a posição inicial sem ressaltar violentamente, e deverá ser possível repetir uma nota rapidamente. As ações de Crosofori serviram de modelo a várias diferentes abordagens daí em diante. Os primeiros instrumentos de Crosofori eram feitos com cordas finas e era muito mais silenciosos que o piano moderno. No entanto, em comparação com o clavicordio (o único instrumento de teclas anterior capaz de nuances dinâmicas) o som era consideravelmente mais alto, com um grande sustain. O novo instrumento de Crosofori manteve-se relativamente desconhecido até que um escritor Italiano, Scipione Maffei, escreveu um artigo entusiástico sobre el (1711), incluindo o diagrama do mecanismo. Este artigo foi amplamente distribuído, e a maioria das seguintes gerações de construtores de pianos começaram o seu trabalho devido a o terem lido. Um destes construtores foi Gottfries Silbermann, conhecido como construtor de órgãos. Os pianos de Silbermann foram virtualmente cópias diretas de Cristofori, mas com uma exceção importante: Solbermann inventou percursor do moderno pedal amortecedor( Conhecido como pedal de sustain), que permite os amortecedores fazerem a sustentação de todas as cordas de uma vez. Subsequentemente todos os pianos incorporaram alguma versão da ideia de Silbermann. Silbermann mostrou a Bach um dos seus primeiros instrumentos na década de 1730. Bach não gostou dele naquela altura, queixando-se que as notas mais altas eram muito fracas para permitir um alcance dinâmico completo.Embora tenha recebido alguma anonimosidade por parte de Silbermann, mais tarde foi criticado. Bach aprovou um instrumento feito mais tarde que viu em 1747, e aparentemente até serviu de agente na venda dos pianos de Silbermann. A conceção de pianos floresceu no fim do século XVIII no trabalho da escola Vienense, Que incluía Johann Andreas Stein( que trabalhou em Augsburgo, Alemanha) e os construtores Vienenses Nannette Stein( filha de Johann Andreas) e Anton Walter. Os pianos Vienenses eram feitos com armações de madeira, duas cordas por nota, e martelos cobertos com couro. Foi em instrumentos destes que Mozart compôs os seus concertos e sonatas, e réplicas deles são construídas hoje em dia para usar com desempenho autêntico. O termo forte-piano é nos dias de hoje muito usado para distinguir o dos pianos do século XVIII dos de mais tarde." (http://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/historia-do-piano/)

The First Piano by Bartolomeo Cristofori http://youtu.be/rM6-DJZc6uI

"O desenvolvimento do piano moderno"

Imagens do Instrumento piano | Todos Instrumentos Musicais http://www.todosinstrumentosmusicais.com.br/imagens-do-instrumento-piano.html

"Durante um grande período de 1790 a 1890, a era do piano-Mozart sofreu grandes alterações que conduziram À forma moderna do instrumento. Esta evolução deveu-se à consistente preferência dos compositores e pianistas por mais um som de piano mais poderoso e com mais sustain. Foi também uma resposta à revolução industrial, que tornou os recursos mais acessíveis, como aço de alta qualidade para as cordas. Ao longo do tempo, tocar piano tornou-se uma atividade mais extenuante e exigia mais dos músculos, à medida que a força necessária para premir as teclas, assim como a distancia delas, aumentava. A área tonal do piano foi também aumentada,desde as cinco oitavas da altura de Mozart para 7 (ou mais) oitavas encontradas nos pianos modernos. Na primeira parte desta era, o progresso tecnológico deveu-se muito à firma Inglesa de Broadwood, que já tinha uma forte reputação pelo esplendor e poder tonal dos seus clavicórdios. Ao longo do tempo, os instrumentos de Broadwood tornaram-se progressivamente maiores, mais poderosos e mais robustos. A firma de Broadwood que enviou pianos para ambos, Haydn e Beethoven, foi a primeira firma a construir pianos com mais de cinco oitavas. Por volta de 1820, o centro da inovação mudou para a firma Érard de Paris, que construiu pianos usados por Chopin e Liszt. Em 1821. Sébastien Érard inventou a ação de duplo escapamento, que permitia que uma nota fosse repetida mesmo que a tecla não voltasse à sua posição inicial completamente." (http://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/historia-do-piano/)

http://videos.sapo.pt/HATM4URcvi4MrQJ1WySc

"O piano moderno"

"Tipos de piano: Os pianos modernos vêm com duas configurações básicas e vários tamanhos, o piano de cauda e o piano vertical. Os pianos de cauda têm a sua armação e cordas na horizontal, com as cordas estendidas para lá do teclado. Isto evita os problemas inerentes num piano vertical, mas ocupa muito espaço e precisa de uma divisão grande. Existem vários tamanhos. Os modelos variam, mas de uma forma geral podemos distinguir o "concert grand piano" com aproximadamente 3metros; o "grand piano" com aprox. 1.8metros; e o mais pequeno "baby grand piano", um pouco mais pequeno. Pianos verticais, são mais compactos devido à armação e às cordas serem dispostas verticalmente, estendendo-se em ambas as direções do teclado e dos martelos. É consideravelmente mais difícil produzir um som mais sensível, porque os martelos movem-se de lado, em vez de para cima contra a gravidade; no entanto, os melhores pianos verticais agora aproximam-se do nível dos grand pianos. Teclado Quase todos os pianos modernos têm 88 teclas(sete oitavas e mais um pouco A0 a C8). Muitos pianos mais antigos têm 85(de A0 a A7), enquanto alguns fabricantes estendem a área em ambas as direções. Pedais Os pianos têm pedais, desde o inicio dos tempos. Os três pedais tornaram-se mais ou menos padrão nos pianos modernos atuais. O pedal de sustain, é chamado simplesmente de "pedal", já que é o usado mais frequentemente. É o pedal mais à direita. Todas as notas do piano, exceto as últimas oitavas, estão equipadas com um amortecedor, que é um instrumento almofadado que previne a vibração das cordas. O amortecedor é levantado para fora das cordas sempre que uma tecla é tocada. Quando o pedal está a ser premido, todos os amortecedores do piano são levantados de uma vez, então todas as cordas podem vibrar. O pedal de uma corda é o que está mais à esquerda. Num grande piano este pedal muda a ação ligeiramente para o lado esquerdo, assim ao invés das cordas baterem nas três cordas de uma nota, batem só em uma. O pedal sostenuto, ou pedal central mantém na posição original qualquer amortecedor que esteja na posição original no momento em que o pedal foi premido. Assim é possível fazer sustain só em algumas notas. Piano/Teclado, Tutoriais 29 Abril, 2014 Academia Musical No Comments." (http://www.academiamusical.com.pt/tutoriais/historia-do-piano/)

Digno de se conhecer e apreciar. Aqui o link para um dos mais famosos fabricantes de grandes pianos, pois, a sua sonoridade é inigualável no mundo - Steinwawy Piano's. Ora, vamos ver

The Steinway Piano Factory: A Five Minute Tour http://youtu.be/B6gumj9EWWE

Espero ter-te aguçado a curiosidade!

"Por isso!... Não percas o próximo post... porque nós... também não!!!"
publicado por Musikes às 17:23 link do post
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