Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
18 de Março de 2017

E eis-nos chegado ao lago da diversidade do romantismo.

 

Weber, como que indicou o caminho, desbaravando horizontes, indicando novas abordagens musicais e realçando a sua expressividade. Muitos seriam os compositores que desenvolveriam as ideias de todo um século, e dessa forma, deixaram-nos um legado musical imensamente vasto e rico.

 

Mais um passo, e viremos a página das muitas cores que cabem num século só.

A ler, ouvir, partilhar e descobrir!

 

Boas leituras e boas audições!

 

*****

 

“Só o que sonhamos é o que verdadeiramente somos, porque o mais, por estar realizado, pertence ao mundo e a toda a gente.” Fernando Pessoa

 

 

GRANDES MÚSICAS… GRANDES ÉPOCAS!...

 

 

Século XIX - O Romantismo

(1810-1910)

 

CARL MARIA FRIEDRICH ERNEST VON WEBER

(1786-1826)

 

“(…) Durante os anos subsequentes, Weber teve vários empregos, nos quais prosseguia aperfeiçoando sua arte. Compôs diversas obras, inclusive óperas, que, no entanto, não tiveram o êxito esperado. Em 1811, realizou uma turnê de concertos, na qual estabeleceu amizades com pessoas influentes. Em Munique apresentou a ópera Abu Hassan que tinha escrito em anos anteriores, por fim uma camposição sua a ter acolhida favorável do público. Em 1813, aceita o cargo de regente da orquestra de Praga, onde permaneceu por três anos. Ali, compôs algumas de suas melhores obras para piano e as interpretou com sucesso. (…)” (http://operamundi.uol.com.br/conteudo/historia/35548/hoje+na+historia+1826++morre+o+compositor+alemao+carl+maria+von+weber.shtml)

 

Carl Maria von Weber - Missa Sancta No.1, Op.75a (1818)

 

Carl Maria Von Weber - 6 Pieces Op. 3

 

*****

 

“(…) De Praga mudou-se para Dresden, onde também ocupou o posto de diretor de orquestra. Voltou a compor música de ópera, realizando diversas composições dentro deste gênero. Mais adiante se pôs a trabalhar em sua ópera mais famosa, Der Freischütz ("O Franco-atirador"), que concluiu em meados de 1820. A estreia no ano seguinte em Berlim foi um sucesso estrondoso.

 

Carl Maria von Weber - Der Freischütz (ópera completa subtítulos español)

 

As condições econômicas de Weber em seu posto em Dresden não melhoraram. Ainda assim não aceitou ofertas mais vantajosas em outras ciudades, preferindo ser leal a seus compromisssos. Escreveu uma segunda ópera, Euryanthe, que igualmente colheu grande êxito.

Quando já se aproximava o final de seus dias, sua saúde começou a piorar. Recebeu uma encomenda de Londres para compor uma ópera em inglês, que seria sua terceira grande obra cênica: Oberon. Pôs-se a trabalhar de imediato e aprendeu o idioma com tal grau de perfeição, que em todo o libreto só se encontrou um único erro gramatical. Alguns meses antes da estreia se mudou para Londres, onde, durante os ensaios, sua saúde foi piorando. Pouco depois da estreia da ópera, que foi acolhida triunfalmente, Weber morre na casa de seu anfitrião, devido a uma infecção pulmonar.”

 

Carl Maria Von Weber – Oberon  (complete opera)

 

***

Marcamos encontro brevemente!

Mais música! Mais cores melódicas! Mais expressividade e diversidade!

 

Por isso!...

Não percas o próximo post… porque nós… também não!

publicado por Musikes às 07:21 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
blogs SAPO