Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
21 de Janeiro de 2017

 

“A curiosidade é como a sede…

Com o passar do tempo… ela continua a crescer. – Musikes”

Aqui mais uma partilha do vosso e sempre “Musikes”, pois, a cultura não ocupa espaço.

 

*****

 

“Desde 2011 que o realizador Tiago Pereira e a sua equipa percorrem o País a recolher, em vídeo, cantigas, rezas, paisagens sonoras, danças, mas também projetos musicais mais urbanos. O sexto aniversário do projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria é assinalado este sábado, 21, no Teatro da Trindade, em Lisboa, com o lançamento do site e ainda do livro O Povo que Ainda Canta.”

 

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria: a voz de um povo

(artigo da revista “Visão”.)

 

“O site A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria continuará a ser alimentado com novos vídeos. Em fevereiro, Tiago Pereira vai estar em Paris a gravar o trabalho da Compagnie des Rêves Lucides, grupo que junta portugueses, franceses e gente de outras nacionalidades, e se prepara para apresentar uma peça de teatro com cante alentejano.

 

Não é só o arrumar da casa, este novo site A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria. “É mostrar também um lado mais afetivo do projeto na medida em que se partilham histórias e fotografias”, diz o realizador Tiago Pereira, para falar do livro O Povo que Ainda Canta, que também será apresentado este sábado, 21, no Teatro da Trindade, em Lisboa. Desde 2011 que o realizador se dedica a documentar a música portuguesa, em vídeos disponíveis num canal/arquivo no Vimeo. “As pessoas gostavam, comentavam, partilhavam nas redes sociais, mas passado algum tempo já não os conseguiam encontrar porque o Vimeo não funciona como motor de busca”, explica. “Agora está tudo arrumado, é possível pesquisar mas, mais importante, mostrar que projeto é este”.

 

No site www.amusicaportuguesaagostardelapropria.org, podemos olhar o mapa de Portugal e perceber que quase todo o território está preenchido com vídeos – 2 519, para sermos exatos –, do Algarve ao Minho e Trás-os-Montes, arquipélagos da Madeira e dos Açores incluídos. E descobrir no distrito de Beja, por exemplo, que nem tudo é cante alentejano, desmistificar essa ideia de que o vira é dança de Trás-os-Montes e o corridinho do Algarve, ou descobrir como uma mesma música pode ter versões diferentes entre duas aldeias da mesma região. “É uma boa ferramenta para estudiosos, mas também para os curiosos, onde todos podem viajar musicalmente pelo País”. Pode ir-se direto a um distrito, através do mapa, ou pesquisar por vídeo, instrumento, tema, região. Ou ainda por projeto, onde é dada uma biografia e são contadas pequenas histórias e peripécias que se passaram. “Não sou antropólogo, faço documentário”, afirma Tiago Pereira. “Gravo pessoas e música, amostras de sons que encontro por aí, a meu gosto ou de que me falam. Do Sérgio Godinho ao senhor que toca folha. É um projeto que vive de incoerências e da irreverência. E é isso que o torna diferente”.

 

Na festa de lançamento do site, que acontece este sábado, 21, a partir das 17 horas, no Teatro da Trindade, em Lisboa, Tiago Pereira vai explicar tudo e o público experimentar, logo ali, todas as funcionalidades. Depois será apresentado o livro O Povo que Ainda Canta, feito a partir da série documental com o mesmo nome produzida para a RTP2 em 2015, e que materializa, em formato de diário de bordo, cinco anos de trabalho. São 92 páginas, complementadas com oito dvds da série. E como nada disto faria sentido sem música, Tiago Pereira convidou Josefina Bouças, do grupo Cantadeiras do Vale do Neiva, que vai ensinar a arte da polifonia minhota. “Não é um espetáculo, é para ir e cantar”. E a entrada é livre.

 

O livro é dedicado a Adélia Garcia, figura fundamental no trabalho de Tiago Pereira, que faleceu no dia 31 de dezembro de 2016

O livro é dedicado a Adélia Garcia, figura fundamental no trabalho de Tiago Pereira, que faleceu no dia 31 de dezembro de 2016

A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria > Teatro da Trindade > R. Nova da Trindade, 9, Lisboa > T. 21 342 3200 > sáb, 21 jan, 17h > entrada livre

WWW.AMUSICAPORTUGUESAAGOSTARDELAPROPRIA.ORG”

 

Texto de: INÊS BELO

Ler em…

 

E ainda haverá muito mais a partilhar.

 

Por isso!...

Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!

publicado por Musikes às 19:31 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Identifico-me totalmente com o argumento deste pos...
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
blogs SAPO