Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
25 de Julho de 2017

Ora, vamos a isto!

 

Neste fim-de-semana, A sugestão de concertos gratuitos ao ar livre, e acreditem, vale bem a pena.

Porque partilhar é um prazer, aqui fica mais um desses momentos que tantos sorrisos suscitam.

 

Boas leituras!

 

*****

 

ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS

28 de Julho de 2017 - sexta feira 22:00

Praça Guilhermina Suggia/Matosinhos

Cine-concerto - ENTRADA LIVRE

Orquestra Jazz de Matosinhos
Pedro Guedes direcção musical

Luís Tinoco: Costa Muda / O Naufrágio do Veronese (filme de 1913)
Carlos Azevedo: Dive / filme de Sandro Aguilar **
Ohad Talmor: First Étude / filme de Francisco Moura**
Pedro Guedes: Cestas e Garras / filme de Tiago Guedes**
Bernardo Sassetti: Pescaria* / filme de Margarida Cardoso **
Mário Laginha: Leixões / filme de João Canijo **

Tendo como ponto de partida um filme histórico com imagens do trágico naufrágio do paquete Veronese, ocorrido ao 1913 na costa da Praia da Boa Nova, este cine-concerto aprofunda os pontos de contacto entre a temática do mar e a música, com vista para o Porto de Leixões. Luís Tinoco escreveu música nova para O Naufrágio do Veronese que capta a tristeza que se viveu por trás da câmara e não pôde ficar documentada. Margarida Cardoso criou um filme para uma obra de Bernardo Sassetti também ela ligada ao mar, Pescaria. O restante programa é preenchido por novas composições e curtas-metragens nascidas das parcerias entre compositores e cineastas, resultado de encomendas da Casa da Música por ocasião do festival Invicta.Música.Filmes de 2013. A projecção dos filmes é acompanhada ao vivo pela Orquestra Jazz de Matosinhos, que assim percorre os olhares extremamente pessoais e inesperados sobre uma realidade que nos é estranhamente próxima.

 

***

 

Orquestra Sinfónica do Porto

29 JUL 2017

Sábado 22:00

Praça Guilhermina Suggia/Matosinhos

 

GREGORY PORTER & ORQUESTRA SINFÓNICA - ENTRADA LIVRE

Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música
Pedro Neves direcção musical
Gregory Porter voz

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música volta a encontrar-se com um dos nomes mais sonantes do jazz mundial, o inconfundível Gregory Porter. O cantor norte-americano, que funde elementos de jazz, blues, gospel e soul, recebeu dois Grammy Awards na categoria de Melhor Álbum de Jazz Vocal, primeiro com Liquid Spirit em 2014 e mais recentemente com Take Me to the Alley (2017). Considerados pela DownBeat como os prováveis standards de jazz do século, os temas de Gregory Porter ganham contornos sinfónicos nesta colaboração com a Orquestra Sinfónica, em arranjos de W. Friede, M. Fondse e T. Trapp, explorando as inúmeras possibilidades expressivas de música fortemente emotiva.

 

***

 

Porto PianoFest

 

Como forma de assinalar o 65º aniversário de carreira de Olga Prats, a Casa da Música oferece um bilhete na compra de outro, para o concerto de homenagem à pianista, dia 1 de Agosto, pelas 19:30, na Sala Suggia. Em palco, com Olga Prats, estarão Artur Pizarro, António Victorino d’Almeida, Alejandro Oliva e Nuno Marques, interpretando o repertório essencial da homenageada, uma das maiores figuras do piano nacional. Concerto integrado na edição 2017 do Porto PianoFest.

 

+info

 

***

 

Encontro de Bandas Filarmónicas

29 JUL 2017

Sábado 15:00

Sala Suggia - ENTRADA LIVRE

  • 15:00 Banda Musical de São Tiago de Silvade
    16:00 
    Banda Marcial de Nespereira
  • Praça Exterior
    17:00 Desfile das bandas
  • Otradicional Encontro de Bandas Filarmónicas regressa à Casa da Música para saudar o público com um pouco do ambiente vivido nas grandes romarias que percorrem o país nesta altura do ano. Começando com a arruada no exterior do edifício, é no palco da Sala Suggia que ecoará o melhor do repertório filarmónico. Ao longo de dois dias, esta é uma oportunidade para se ouvir o trabalho de algumas formações que levam muito a sério a prática musical e o ensino de jovens instrumentistas, numa Casa que se torna também ponto de encontro para as trocas de experiências entre “músicos filarmónicos”.

 

***

 

E ainda haverá muito mais a partilhar.

E claro! Todas as novidades também no Facebook e Twitter.

 

Por isso!...

Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!

publicado por Musikes às 14:19 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Identifico-me totalmente com o argumento deste pos...
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
blogs SAPO