Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
01 de Junho de 2017

 

O Musikes não só dá a conhecer as “Grandes Músicas… Grandes Épocas…”, mas também, partilha aqui com os seus leitores novidades, curiosidades, estudos científicos e tudo o mais que possa ser culturalmente interessante.

Procuro acrescentar algo mais ao conhecimento de todos nós. Eu também aprendo, e por isso, só tenho a agradecer-vos! 

 

Ora, vamos a isto!

Porque partilhar é um prazer, aqui fica mais um desses momentos que tantos sorrisos suscitam.

 

Boas leituras!

 

*****

 

 

Yaybahar: um instrumento 

que desafia a realidade

Por Eduardo Aranha - Mundo de Músicas 

 

Um músico turco, residente em Istambul, teve há uns anos uma ideia: criar um instrumento que desafiasse todas as barreiras da imaginação, capaz de produzir um som único, digno da banda sonora de filmes de ficção científica. Assim, arregaçou as mangas e pôs mãos à obra para criar o yaybahar.

 

O formato do yaybahar é tão estranho como o seu nome e não é nada daquilo a que estamos habituados. Pegando em alguns instrumentos clássicos e ainda em alguns conceitos mais modernos, o turco Görkem Şen juntou o melhor de dois mundos para criar um bastardo musical.

 

O yaybahar é assim composto por uma grande estrutura de madeira da qual faz parte uma extensão, semelhante a qualquer instrumento de cordas. As cordas, no entanto, estão ligadas a dois tambores, através de molas finas em espiral. Para que perceba melhor como é o instrumento, deixamos que as imagens falem por si mesmas.

 

A ver

Yaybahar by Görkem

 

Como se toca o yaybahar?

 

Nós bem avisamos que o yaybahar não era nada como os instrumentos a que estamos habituados a ver, ouvir e até tocar. Mas significa isso que não é fácil de tocar? Não propriamente. De acordo com Görkem Şen, o yaybahar é muito parecido com o violoncelo e o contrabaixo na forma como se toca. Basta passar sobre as cordas horizontais um arco enquanto dedilha as cordas verticais e toca nos tambores com os pés.

No entanto, ao contrário dos instrumentos habituais de corda, as vibrações produzidas pelo arco do yaybahar viajam através das molas e ressoam repetidamente nos tambores. É produzido assim um som complexo, onde a música folclórica se parece cruzar com os tons mais futuristas num encontro decididamente hipnotizante. Efeitos ou distorção não são para aqui chamados, tratando-se o yaybahar de um instrumento cem por cento acústico.

 

Ainda não há muita informação disponível sobre o yaybahar. Para quem perceber o idioma turco, existe uma conferência TED (disponível AQUI) onde Görkem Şen fala do instrumento, de como surgiu a sua ideia e onde chega mesmo a fazer uma belíssima demonstração sobre como tocar o yaybahar. Mas como a música é uma língua sem fronteiras, deixamos também a playlist do Soundcloud do artista, com 4 faixas tocadas exclusivamente com este instrumento.

 

Artigos interessantes!

 

***

 

E ainda haverá muito mais a partilhar.

 

Entretanto, o teu “Musikes” está a realizar um inquérito.

É simples e rápido! A preencher aqui!

E claro! Todas as novidades também no Facebook e Twitter.

 

Por isso!...

Não percas o próximo post… porque nós… também não!!!

publicado por Musikes às 18:27 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
è Natal, é Natal....As mais belas canções de Natal...
Quando estou triste, paro e medito...Quando estou ...
A música é, sem dúvida, o alimento da alma... das ...
blogs SAPO