Em cada um reside a fonte da partilha, e seja ela um dom ou não, deixa-me semear no teu ser o prazer da Música. Ela tem inspirado o Homem no revelar o seu pensamento, o interpretar e sentir o Universo ao longo de milénios. Bem vindo!
16 de Janeiro de 2019

É o primeiro mês do ano e aquele em que mais nos vamos enganar a escrever a nova data. No seu primeiro dia, celebramos o ano novo que chega. Mas afinal, porque é que Janeiro se chama assim?

 
Estátua de Jano datada do século XVIII

Estátua de Jano datada do século XVIII

hadrian6.tumblr.com

 

O grande responsável pelo nome do primeiro mês do ano é o deus romano das mudanças e transições, Jano. Entre os romanos, era muito popular: era o deus do céu luminoso, das origens e do princípio de toda a existência. Era ele quem abria e fechava a luz do céu.

 

Nas gravuras ou estátuas deste deus romano estão sempre presentes as duas faces. Uma voltada para a frente e outra para trás, uma para o passado e outra para o futuro, tal e qual como o primeiro mês do ano. Aquele em que, inevitavelmente, temos um olho no que aí vem e outro no que já foi.

 
Janeiro é composto por 31 dias e geralmente é o mês mais frio do ano. É o primeiro mês do calendário gregoriano, o que usamos hoje em dia: de origem europeia, é utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi definido pelo Papa Gregório XIII em fevereiro de 1582 em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César em 46 a.C.
publicado por Musikes às 18:43 link do post
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
comentários recentes
Identifico-me totalmente com o argumento deste pos...
Obrigado pelas suas palavras.Viverá para sempre na...
Para mim, a canção mais bonita cantada em lingua p...
Ola! ☺️Saudações Musikes! 🤗Claro que me lembro! Co...
Olá Pedro,Como estás? Eu sou a Alda, a colega que ...
blogs SAPO